domingo, 12 de julho de 2009

Os Jovens procuram validação social


Contribuição Da colega Ana Margarida

A adolescência é uma fase de procura, de definição de identidade. Essa procura passa por uma identificação e aceitação entre pares e grupos. O sentimento de pertença a um grupo é muito importante nesta fase. Assim, na produção de páginas sociais e de blogues essa demonstração de aproximação a determinado grupo, pela apresentação do ”eu”, é evidente. O adolescente tem de seleccionar a informação pessoal que quer apresentar: quem é e quem quer ser na comunidade, e isto está patente nas produções online dos jovens.
Os jovens procuram validação social do leitor do seu blogue ou página pessoal. O desejo de feedback é significativo pois os jovens anseiam pela aceitação social e auto-aceitação. A criação de páginas pessoais ou blogues contribui para o sentimento de auto-estima, uma vez que propicia a auto-reflexão e introspecção através do feedback que vai obtendo e da negociação que vai efectuando com o leitor. Essa negociação é realizada através de alterações que o jovem irá fazendo, mediante indicações / sugestões do seu leitor.

Foi referido ainda que os jovens podem esconder-se atrás de um ecrã do computador ou de um telemóvel, mas até poderá ser positivo se, na utilização desses media, houver comunicação. Estes comentários fizeram-me lembrar de expressões como “idade do armário”, “idade da caixa”, usadas para definir a adolescência e que constituem indicadores do isolamento, afastamento sobretudo dos familiares, verificado nesta fase pelos jovens. A utilização de tecnologias pode facilitar o esclarecimento, a definição de determinados assuntos que os jovens se sentem constrangidos referir, desabafar. Assim, o isolamento dos jovens na utilização das tecnologias será meramente físico, uma vez que estão em constante comunicação. Há, como em tudo na vida, que saber equilibrar todas as nossas valências, para nos sabermos movimentar tanto física como virtualmente nos diferentes ambientes pelos quais vamos passando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário