sábado, 27 de junho de 2009

O Processo de Construção da Identidade dos Adolesc...

De acordo com estudo exploratório realizado por Schoen Ferreira, Aznar Farias e Mattos Silvares (2003), a construção da identidade pessoal é considerada a tarefa mais importante na pré adolescência e adolescência. Com fundamento na teoria de Erikson (1972) as autoras concluíram que a formação da identidade recebe influência de fatores intrapessoais (capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade), de fatores interpessoais (identificação com outras pessoas) e de fatores culturais (valores sociais que a pessoa está exposta na sociedade local e global). É consenso entre os autores que a adolescência começa com a puberdade e esta é marcada pelas mudanças corporais de crescimento, alterações na pele e cabelo. O final da adolescência parece ser marcado pelas mudanças sociais, que segundo Erikson, ao desenvolver uma identidade madura supõe identificar-se com uma ocupação determinada e com um núcleo de relações interpessoais relativamente estáveis. Percebeu-se também, que cada vez mais, os pré adolescentes e adolescentes utilizam ambientes virtuais de interação e socialização, para explorar sua identidade.
Dentre os recursos online, a preferência são os weblogs, ou seja, páginas pessoais na web, conhecidas como diário virtual ou simplesmente blogue. Os visitantes de um blogue podem deixar os seus comentários e pensamentos pessoais, e assim interagir com os seus autores. Além disso, ao mesmo tempo em que o autor da postagem vê os comentários de seus visitantes, também pode fornecer uma opinião para cada comentário postado.
Os autores Huffaker, Calvert e Gender (2008), dizem que, independente da idade ou sexo, os adolescentes tendem a se sentir melhor quando podem se expressar e explorar questões que são do seu interesse. Neste caso, os blogues apresentam-se como excelentes oportunidades para que investigadores, professores, educadores e psicólogos tenham oportunidade de avaliar e refletir sobre as interações proporcionadas pelos adolescentes através desse recurso.
Por meio do blogue é possível dialogar e trocar idéias contextualizadas com o mundo contemporâneo. Esses ambientes (blogues), geralmente de caráter flexível (às vezes anônimo), são utilizados na construção, expressão e exploração das identidades desses jovens em formação.

O estudo das características da construção da identidade dos adolescentes possibilitou a reflexão dos autores sobre algumas conclusões:


a) apesar dos adolescentes terem a possibilidade de se apresentar de forma fictícia, ou anônima, estes preferem se manifestar tal como são na realidade, e os blogues representam uma extensão do seu mundo real;

b) através da observação dos conteúdos desses blogues perceberam a forma como os adolescentes do sexo feminino ou masculino se apresentam na comunidade on-line e a forma como utilizam a linguagem para expressar as suas experiências e sentimentos, tendo em especial consideração a forma como divulgam informações pessoais, como nome, idade, localização, etc;

c) Os blogues funcionam como autênticos repositórios de informação pessoal, onde os adolescentes partilham as suas relações afetivas, traços de personalidade, opiniões pessoais, etc;

d) Os blogues estimulam o acesso e a troca de inúmeras formas de contato entre diferentes utilizadores. Nesse aspecto os autores alertam para a necessidade de uma cultura de segurança perante as ameaças externas como, por exemplo, maníacos sexuais e outros aproveitadores em geral.

No estudo de Schoen Ferreira (2003), também se observou, que nas escolas, as pessoas dão mais valor ao conteúdo programático e desconsideram valores das gerações passadas que em muito, pode contribuir para a formação da identidade dos adolescentes.
Tendo em vista que os adolescentes constroem suas identidades por meio de fatores que incluem traços da personalidade, alterações, corporais, e as diversas interações com a sociedade, em muitos casos, até se identificam com modelos estereotipados de pessoas, pode se dizer que os adultos têm grande responsabilidade na tarefa de ajudar esses adolescentes a encontrar a sua identidade.

Por Josete M. Zimmer

Bibliografia:

Huffaker, D.; Calvert, S. (2008). Gender, Identity and Language Use in Teenage Blogs. In Journal of Computater-Mediated Comunication, 10 (2), article 1.Schoen-Ferreira, T.; Aznar-Faria, M.; Silvares, E. (2003).

A construção da identidade em adolescentes: Um estudo exploratório. In Estudos de Psicologia, 8 (1), 107-115.

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