
Dentre os recursos online, a preferência são os weblogs, ou seja, páginas pessoais na web, conhecidas como diário virtual ou simplesmente blogue. Os visitantes de um blogue podem deixar os seus comentários e pensamentos pessoais, e assim interagir com os seus autores. Além disso, ao mesmo tempo em que o autor da postagem vê os comentários de seus visitantes, também pode fornecer uma opinião para cada comentário postado.
Os autores Huffaker, Calvert e Gender (2008), dizem que, independente da idade ou sexo, os adolescentes tendem a se sentir melhor quando podem se expressar e explorar questões que são do seu interesse. Neste caso, os blogues apresentam-se como excelentes oportunidades para que investigadores, professores, educadores e psicólogos tenham oportunidade de avaliar e refletir sobre as interações proporcionadas pelos adolescentes através desse recurso.
Por meio do blogue é possível dialogar e trocar idéias contextualizadas com o mundo contemporâneo. Esses ambientes (blogues), geralmente de caráter flexível (às vezes anônimo), são utilizados na construção, expressão e exploração das identidades desses jovens em formação.
O estudo das características da construção da identidade dos adolescentes possibilitou a reflexão dos autores sobre algumas conclusões:
a) apesar dos adolescentes terem a possibilidade de se apresentar de forma fictícia, ou anônima, estes preferem se manifestar tal como são na realidade, e os blogues representam uma extensão do seu mundo real;
b) através da observação dos conteúdos desses blogues perceberam a forma como os adolescentes do sexo feminino ou masculino se apresentam na comunidade on-line e a forma como utilizam a linguagem para expressar as suas experiências e sentimentos, tendo em especial consideração a forma como divulgam informações pessoais, como nome, idade, localização, etc;
c) Os blogues funcionam como autênticos repositórios de informação pessoal, onde os adolescentes partilham as suas relações afetivas, traços de personalidade, opiniões pessoais, etc;
d) Os blogues estimulam o acesso e a troca de inúmeras formas de contato entre diferentes utilizadores. Nesse aspecto os autores alertam para a necessidade de uma cultura de segurança perante as ameaças externas como, por exemplo, maníacos sexuais e outros aproveitadores em geral.
No estudo de Schoen Ferreira (2003), também se observou, que nas escolas, as pessoas dão mais valor ao conteúdo programático e desconsideram valores das gerações passadas que em muito, pode contribuir para a formação da identidade dos adolescentes.
Tendo em vista que os adolescentes constroem suas identidades por meio de fatores que incluem traços da personalidade, alterações, corporais, e as diversas interações com a sociedade, em muitos casos, até se identificam com modelos estereotipados de pessoas, pode se dizer que os adultos têm grande responsabilidade na tarefa de ajudar esses adolescentes a encontrar a sua identidade.
Por Josete M. Zimmer
Bibliografia:
Huffaker, D.; Calvert, S. (2008). Gender, Identity and Language Use in Teenage Blogs. In Journal of Computater-Mediated Comunication, 10 (2), article 1.Schoen-Ferreira, T.; Aznar-Faria, M.; Silvares, E. (2003).
A construção da identidade em adolescentes: Um estudo exploratório. In Estudos de Psicologia, 8 (1), 107-115.
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