sábado, 27 de junho de 2009

Identidade Social dos Adolescentes

Contribuição do colega João Paulo Curto

"Sendo a tarefa mais importante da adolescência a criação da identidade (segundo a teoria psicossocial de Erikson), a internet e, em particular, a criação de páginas pessoais (PP) e os blogs, são ferramentas auxiliares na exploração e construção desta identidade, ajudando a responder a "Quem sou eu" (Maczewski, 2002).

Embora a identidade se "desenvolva durante toda a nossa vida, é no período da adolescência que ocorrem as transformações mais significativas" (Zacarés, 1997). Por isso, a generalidade dos autores considera positiva a construção de PP e blogs, que está ligada ao sentimento de domínio (conseguiram criar algo e podem mostrar), à exploração da identidade (independentemente das características como a cultura, o género, diferenças sócio-económicas, étnicas, etc) e, muitas vezes, ao sentido de sociabilização (com os seus pares e/ou a procura de amizades diferentes das que têm na vida real).

O processo de criação de uma PP ou blog - o processo é mais importante que o produto, ajuda os adolescentes no desafio crucial da sua auto-definição e auto-descoberta. Ajuda-os a reflectir sobre si mesmo e a terem uma visão mais exacta da sua identidade. Ajuda-os também a serem eles mesmos, na medida em que o anonimato dá-lhes a liberdade que, por vezes, não obtém por outro processo e que precisam para se desenvolverem.

Quanto caracterização, quer entre pré-adolescentes e adolescentes, quer no género, os estudos concluem que a observação de PP e blogs é um método muito viável para o estudo destas características, embora haja ainda muito trabalho a fazer. A falta de estudos abrangentes, pode ser uma das razões das contradições referidas, em particular, no estudo "Gender, Identity and Language Use in Teenage Blogs".

"Truth is, I do feel a bit lonely at school, of course it’s because I’m too proud to talk about boys and shopping and stuff like that… so basically I’d just sit there while they go on and on and on and on about those trivial stuff while I read my book.

Sometimes I wish there’s just one friend who would think like me."

Este texto, retirado de um blog de uma jovem de 15 anos (http://zchy.wordpress.com/2006/09/14/19th-post-lonely/) penso que demonstra o aspecto positivo anteriormente referido.

Disponivel em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/forum/discuss.php?d=138949

Nenhum comentário:

Postar um comentário