
Nota-se que poucos trazem no texto do seu perfil mais informações sobre a personalidade e as vivências do autor. Este é um aspecto mencionando por todos os grupos. Outro aspecto apresentado foi sobre as futilidades publicadas nas páginas pessoais. Normalmente, os autores das páginas e as pessoas que as comentam são pouco reflexivas e escrevem de modo que não dá para entender.
A respeito da linguagem dos jovens, percebeu-se que esta geralmente aparece de forma abreviada ou está totalmente mesclada com imagens e emoticons. Além disso, dificilmente encontra-se uma página em que haja a preocupação em se escrever corretamente. Em todas as análises aparece essa preocupação, principalmente com relação às leituras, pois em muitas páginas pouco se faz menção a livros ou gosto por literatura.
Em contraponto a análise acima, encontramos, por exemplo, páginas de adolescentes que participam de comunidades interessantes nas quais confessam se identificar com as mesmas. Existem comunidades nas quais os adolescentes conversam entre si e elegem outras comunidades como suas favoritas. Uma porcentagem muito pequena dessas comunidades traz assuntos referentes à escola.
Aparece muito na maioria dos perfis dos jovens o gosto pela música em especial o Rock N’ Roll, Eletronic Music e Pop. Também gostam de postar fotografias e comentar umas das outras. No Orkut, por exemplo, gostam de exibir os seus álbuns e também de construir os seus “buddy pokes”, uma espécie de avatar que se comunica com o outro por meio de gestos pré construídos e oferecidos na própria página.
Por fim, outra conclusão que pudemos retirar das análises foi a de que a maioria das páginas se baseia fundamentalmente na idéia de manter e fazer amigos na rede. E, as informações trazidas por todas as análises demonstram a preocupação dos educadores em encontrar uma forma de utilizar essas redes e o modo de como os jovens se apropriam das mesmas, para transformar em um recurso que seja eficaz na questão ensino aprendizagem.
Por Josete Zimmer
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